quinta-feira, 31 de março de 2011

Caleidoscópico!

O Kinectic Effect Clock é intrigante!



A premissa é simples, quase minimalista: três placas de acrílico giram como horas, minutos e segundos, sendo que cada uma delas possui uma impressão translúcida de hexágonos. Com o movimento, várias imagens vão se formando, gerando um efeito hipnótico em vários planos!


O estudante romeno de design Florin Busuioc também criou a versão CMY:


Agora... sério... essa descrição acima foi tirada do site da Yanko. Mas vendo as fotos, não parece que são somente duas placas de acrílico e que estão chumbadas na parede??? Eu hein...

quarta-feira, 30 de março de 2011

A SUA HORA: Bola!


Hoje o A SUA HORA é especial: estou comemorando 10 anos de formado na ESDI (Escola Superior de Desenho Industrial). Logo no segundo ano (1996), eu e minha colega Giovana Casaccia Vaz fizemos um relógio-bola!


E funcionava! Isopor, rebite, alumínio, massa corrida, muita lixação e tinta automotiva grafite! Confesso que nunca fui muito bom nas habilidades manuais, então, me lembro perfeitamente que a manufatura da peça ficou muito mais com minha jeitosa colega e eu fiquei mais responsável pela parte escrita do memorial e dos desenhos técnicos.


Ficou legal pacas!
E você? Quer colocar o seu relógio por aqui? Mande foto e história para hminsec@gmail.com!

terça-feira, 29 de março de 2011

ARTE: A persistência da memória

Em 1931, o pintor surrealista Salvador Dalí pintou "A persistência da memória".
Dalí
Neste quadro, Dalí colocou três relógios derretidos. Acredita-se que sejam para mostrar a irrelevância do tempo. Quando pintava em paisagens de sua juventude, perto de sua casa na Catalunha, Dalí achava que o tempo passava muito rápido por estar sempre sem tempo de fazer as coisas que mais gostava: comer, pintar e fazer amor.

Em sua autobiografia, Dalí conta que levou duas horas para pintar grande parte da obra, enquanto esperava sua esposa, Gala, voltar de um filme. Neste dia do mês de agosto, o pintor se sentiu cansado, com uma leve dor de cabeça, e não foi ao teatro com sua esposa e amigos. Teria, então, alucinado ao ver um queijo Camembert derretido (que originariam as formas derretidas dos relógios).

Ao retornar do filme, Dalí mostrou sua obra a sua esposa e percebeu a cara de “espanto e admiração”. Perguntou se ela esqueceria aquela imagem em três anos, mas obteve como resposta que “ninguém poderia esquecê-lá uma vez vista”. O rosto em primeiro plano é do pintor adormecido, sonhando, alucinando na paisagem registrado em sua memória.

O quadro em tinta óleo está no MoMA de Nova York. Isso sim é surreal!

quinta-feira, 24 de março de 2011

O dia inteiro

É convenção que um relógio analógico precisa dar duas voltas em seu eixo para completar as 24 horas de um dia. E se não fosse assim? E se uma volta bastasse, ou seja, se o dia inteiro estivesse estampado no relógio? Esse é o conceito do designer alemão Klaus Botta para o UNO 24 Watch.


A face do relógio também é dividida na metade por uma diferença de cinzas que separa o dia e a noite. A ideia do ponteiro ter cor amarela é para que se imagine o giro do sol.


Premiadíssimo em 2009, esse relógio tinha que ser caro, né? Custa entre 300 e 380 euros, dependendo da pulseira (couro e metal) e da cor (aço com fundo cinza escuro, aço com fundo branco ou preto com fundo cinza escuro). Vejam que no fundo branco, a diferença de cinzas aparece nos tracinhos dos minutos.

terça-feira, 22 de março de 2011

Nem Matrix...

É... esse foi longe demais... acho que só o Neo de Matrix conseguiria ler mesmo... O Binary Flow é louco demais!


Pelo que entendi, cada linha indica uma hora, um grupo de 10 minutos e os segundos em três seções. O pior é que a data é mostrada da mesma maneira! Hã?


Eu hein... pelo menos é visualmente interessante... como uma pulseira! Não dizem que os japoneses são loucos nessas coisas tecnológicas? Acho que a Tokyoflash se superou nessa!

segunda-feira, 21 de março de 2011

Cromático

The Chroma Watch é um relógio que "muda de cor", "um passeio pela dimensão das cores" como dizem os vendedores! Calma... só os números mudam, a pulseira continua preta (ou prata).


A Projects chamou a designer Laurinda Spears para fazer o design desse relógio, que - me parece - tem um fundo de relógio com os números vazados e por trás um círculo de cores que gira com os segundos.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Revelador

O designer Daniel Will-Harris fez mais um para o Projects: o Reveal Watch, que teria a ideia de "ser analógico de forma digital" (hã?). Então... na verdade uma camada reticulada vai revelando os números.


Tá... tem preto, prata, azul e vermelho na Yanko.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Esticando o tempo

Taí o relógio que eu preciso... um que dê a impressão que as horas estão esticando!

O designer norte-americano Chuck Heydinger criou o Stretchable Silicone Clock com uma idéia bem simples: uma placa de silicone com alguns números apenas, uma máquina de relógio, quatro furos nas pontas, alfinetes e muita criatividade. Parece que não é só nos peitos que o silicone anda fazendo sucesso...

terça-feira, 15 de março de 2011

Tilt olímpico

Inaugurado nesta segunda-feira na Trafalgar Square, o relógio da contagem regressiva para as Olimpíadas de Londres em 2012 já está quebrado! O cronômetro regressivo parou em 500 dias, 7 horas, 6 minutos e 56 segundos e precisou ser desligado. Em comunicado oficial, a Ômega - empresa responsável pelo desenvolvimento do relógio - lamentou o problema técnico e disse ainda não saber a causa da interrupção da contagem.


Na boa... com essa marca esquisita tinha que dar problema mesmo. Quase deu confusão internacional! Lamentável mesmo!

(Baseado na matéria do Globo. com. Foto: Getty Images)

Tempo espremido porém preciso

O designer coreano Sejoon Kim sabe o quanto um relógio pode ser estressante, mostrando constantemente que o tempo está passando e você está atrasado para tudo. Então, ele pensou: "já que o relógio te pressiona, pressione ele!" E, assim, nasceu o conceito para o Vague Clock.


Não consegui descobrir de que material seria feito, mas estou imaginando algum tecido ou borracha (talvez silicone). Ele possui um sistema GPS para girar os ponteiros que oferece precisão na leitura do tempo de acordo com os satélites.


Vai me dizer que não parece uma camisinha gigante na parede? Eu hein... e olha que ganhou o Red Dot Design Award!

sexta-feira, 11 de março de 2011

Segmentado

O escritório russo Art Lebedev criou o Segmentus Clock, que não usa display digitais ou de LEDs, mas sim barras de metal que se movem, mecanicamente, para marcar as horas.


O resultado é bem interessante, principalmente ao acompanhar o movimento. Em preto e branco.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Um quadro

O Real Time Canvas Clock é, na verdade, uma tela com um relógio impresso que possui o mecanismo dos ponteiros funcionando.


Simples, monocromático e decorativo, só precisa de 4 pilhas pequenas e custa 40 dólares australianos.

domingo, 6 de março de 2011

Teste seu QI para te acordar e te enlouquecer!

Cara... tem gente que fica pensando em como piorar sua forma de acordar...

O designer Oliver Sha resolveu criar um despertador que vai testar sua inteligência (e, no processo, te irritar e te enlouquecer!). O IQ Alarm Clock não tem o clássico botão de snooze (aquele que faz com o despertador desligue, mas toque novamente em um tempo pré-determinado). Ao invés disso, ele tem uma tela com diversas questões de inteligência que você precisa responder para poder desligar o maldito alarme!


A única coisa que você pode fazer é definir se você quer que o relógio seja desligado depois que você acertar uma ou três perguntinhas. E não pense que é só desligar no botão ou tirar a bateria... o botão OFF demora 30 segundos pra desligar o alarme e a bateria tem um modo de abrir duríssimo! Ou seja... esse despertador é do tipo "esfinge": "Decifra-me ou te devoro!"

Sua aparência é de um tablet, usando tecnologia touch screen. Também mostra a temperatura e as condições meteorológicas. O criador disse que esse "é o despertador que você vai adorar odiar". Eu já tô odiando!

quarta-feira, 2 de março de 2011

Um bloco de madeira

O designer japonês Kouji Iwasaki fez o Wood Clock, um bloco de madeira que tem a hora brilhando nela.


Não é projeção. A camada de madeira é tão fina que fica translúcida e os leds atrás conseguem ser vistos!

Foi feito em vários tipos de madeira, mas já foi descontinuado. Custava U$100.