quinta-feira, 30 de junho de 2011

Tem limite...

Eu sou fã de minimalismos e dessas novas leituras para o tempo, mas acho que tudo tem um limite. Limite este que se definie exatamente pela funcionalidade do relógio, ou seja, você precisa saber que horas são quando olha para o aparelho. O designer coreano Kim Byung Min estrapolou um pouco... o The Time Flows Clock só te diz a hora e olhe lá!


Nem a Yanko conseguiu descobrir como se lê os minutos, mesmo com o autor dizendo que seu relógio é para "se ler as horas e os minutos e deixar todas as coisas desnecessárias de lado". Ainda bem que é só um conceito...

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Cuco contemporâneo

Quem disse que todo cuco tem que ter aquele jeitão rústico?


Esse bonitão de plástico colorido foi criado pela italiana Diamantini & Domeniconi e custa £195. As medidas do The Striped Cuckoo Clock são 26 x 28 x 8 cm e é possível desligar o som, ou seja, manter o passarinho em sua casinha pop!

Ficaria ótimo na minha parede!

sábado, 25 de junho de 2011

ARTE: A elegância do tempo nu

Para a edição de junho da revista Número China, o fotógrafo chines Charles Guo utilizou projeções de relógios de marcas famosas (Dior, Chanel, Rolex, Louis Vuitton etc.) no corpo nu da modelo Alina, ao invés de tê-la somente vestindo os acessórios. A luz dramática e o teatro de sombras criam um clima místico, sensual e elegante.


O nome deste ensaio é A matter of time (Uma questão de tempo) e tinha o objetivo de destacar relógios de luxo com histórico de beleza. Confesso que vejo muito mais a fotografia em si e a interação da projeção com o corpo do que os relógios de luxo. Portanto, se não foi um ensaio de publicidade mas sim de arte, ficou muito bom.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Vitrooooola!

Ano passado falei de relógios feitos de LPs recortados. Agora trago relógios que também são feito em LPs antigos, mas a graça não está no recorte do material e sim nos ponteiros que simulam um braço de vitrola!


Os Recycled Vinyl Clocks foram produzidos nos tamanhos 7" e 12" (polegadas) e custam £15 e £25, respectivamente. Estão à venda no The Grateful Thread.

A pergunta que fica é: será que as pessoas ainda sabem o que é um LP e uma vitrola?

(Via Bem Legaus)

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Forma de lua

O tema Lua é bem querido por aqueles que criam relógios (é só clicar AQUI ou AQUI pra ver). Em 2004, o designer argentino Adrian Castro conceituou o Moon Watch, mas em 2011 resolveu tentar desenvolvê-lo com as atualizações tecnológicas e os novos materiais que foram surgindo.


A bracelete em forma de lua crescente foi pensado em diversos materiais (titânio, alumínio, plástico, fibra de carbono etc) e cores, como pode ser visto na imagem abaixo.


Toda uma família tipográfica digital foi criada para mostrar as horas no visor de LED. Uma arco cinza contínuo é responsável pelos minutos, enquanto um arco vermelho tracejado apresenta os segundos.


O designer fala em "melhor forma para o pulso e, no geral, unissex". Até acho unissex se pensarmos num futuro próximo, mas tenho dúvidas sobre ser a melhor forma para o pulso... o que não invalida o interessante projeto.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

A la Bond!

Já vimos que modificar e mostrar as engrenagens de um relógio pode dar um resultado interessante (lembram do Ora Watch e do 4N MVT01 Wristwatch, por exemplo?). Então, vejam agora o Devon Tread 1 Watch, que marca precisamente as horas e a data a partir de quatro cintas de nylon movimentados por mini-motores computadorizados.


A marca Devon vende o relógio como se fosse um projeto de espionagem: vidro de cristal e policarbonato à prova de balas e vem numa embalagem de carbono-diamante, fazendo seu preço passar das 10 mil libras!!!
É como olhar para uma instalação de arte de correias interligados em perpétuo movimento. O fato de dizer o tempo é quase incidental.
Tá... Para entender melhor seu funcionamento, veja o vídeo:


Pelo que entendi, tem um probleminha: sua bateria dura somente duas semanas. Mesmo tendo facilidades para recarregar (com tecnologia wireless e o caramba), eu não gostaria de ter um relógio que precisa ficar na tomada. Pra isso, eu já tenho um celular...

PS.: Percebam que o "probleminha" não é preço, né? rsrsrs

sexta-feira, 17 de junho de 2011

De cortar

Até mesmo um relógio de parede convencional pode ficar interessante se você mudar sua base. O CUTime Wall Clock é, na verdade, uma serra circular!


Foi concebido pelo escritório italiano Flussocreativo como uma crítica aos prazos de trabalhos. Taí, gostei!

segunda-feira, 13 de junho de 2011

ARTE: 24 horas!

A Bienal de Arte de Veneza é uma das mais importantes e mais antigas mostras de arte contemporânea do mundo. Em sua 54ª edição, o artista americano Christian Marclay exibiu seu filme The Clock, uma colagem de cenas com relógios de todos os tipos marcando as horas ou personagens se referindo a elas. É uma sequência cronológica exibida em sintonia com o tempo real: quando o relógio marca 10h48 na tela, são 10h48 no relógio do espectador.


Assistam aqui cinco minutos da obra:


Exibida em 2010 em Londres e Nova York, onde provocou filas de madrugada numa galeria, ela também está no Los Angeles County Museum of Art, que a adquiriu. A obra, disponível no horário de visitação da bienal, teve uma exibição especial de 24 horas por cinco dias e deu a Marclay o Leão de Ouro de Melhor Artista e vem sendo tratado como uma das obras-primas deste século. A bienal vai até novembro.

Vi essa obra de arte citada no Segundo Caderno do jornal O Globo de domingo e fiquei impressionado. É um monumento da era do YouTube mash-up, um trabalho que toma a estética e as possibilidades de nosso mundo digital e os eleva a um nível superior de experiência, à criação de pensamento crítico.

sábado, 11 de junho de 2011

Se tempo é dinheiro, dormir é rasgar dinheiro!

Se você odeia acordar cedo e acaba desligando o despertador para dormir mais cinco minutinhos (que sempre se transformam em meia-horinha), esse é o relógio que você precisa. O Money-Shredding Alarm Clock literalmente rasga o seu dinheiro se você não acordar a tempo! Repetindo: RASGA O SEU DINHEIRO SE VOCÊ NÃO ACORDAR!



Com o formato e tecnologia de um triturador de papéis, pode ser usado não só para dinheiro como para outros documentos importantes, como passagens de avião ou certidão de nascimento!

Não consegui descobrir se isso reslmente existe ou se é apenas um conceito, mas te garanto que você acabará amando os despertadores escandalosos responsáveis por te acordar enlouquecido... Nunca o ditado time is money foi tão bem representado!

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Três

Se você se perde nos três ponteiros girando juntos e acaba demorando para ler a hora, o Three Face Wall Clock vai te ajudar.


O maior é o dos segundos, o do meio é o de minutos e o menorzinho é o das horas.


Nem precisa falar mais, né? Era um produto italiano que vendia no MoMa por U$295, mas acabou! Viu como tem gente ruim de relógio por aí?

segunda-feira, 6 de junho de 2011

No ar...

O relógio On Air foi conceituado pelo designer turco Iskender Asanaliev. Ele tem uma tela transparente de LED que mostra os minutos digitalmente como o ponteiro das horas.


A tela funciona também como botão para aumentar a iluminação. Para acertar a hora, basta apertar a tela por 5 segundos e esperar o pisca-pisca. Em seguida, pressiona-se a parte de cima ou a parte de baixo para ajuste da hora, e o canto esquerdo ou direito para os minutos.


Será que ouve algum estudo dessa cor vermelha para esse ponteiro digital/minuto com relação à pele do usuário? Será que essa tela/botão tem um nível de pressão que impeça esbarrões ao acaso? Bom, independente disso, o relógio tem um visual muito legal. Vejam uns esboços:


Está no TokyoFlash para votação.

domingo, 5 de junho de 2011

Sopre e veja as horas!

E a criatividade é realmente impressionante... vejam só a idéia do designer francês Julien Moïse: o Eole!


A parte em vermelho do relógio que parece com uma turbina é um gerador de energia eólica!


Como é preciso pouca energia necessária para um relógio lembrar da hora, o Eole desliga o display azul para guardar essa energia e manter o relógio funcionando. Ao assoprar, o display é ligado por tempo suficiente para que a hora seja vista sem desperdiçar energia. Isso significa que sempre que você quiser ver as horas, vai ser preciso assoprar no relógio.



Ecologicamente correto! Mas você vai achar muito doido se começar a ver pessoas na rua assoprando seus relógios...

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Evanescente

O estudante de design Zachary Smith resolveu criar um relógio que "complementasse o entendimento da sociedade sobre a existência de tempo, lembrando-a de sua presença constante". Feito de alumínio e plástico, o Evanescent Clock possui linhas retas e minimalistas ao extremo. A luz azul por trás vai aumentando conforme o tempo vai passando, diferenciando o dia da noite. Com a redução da luz natural em um ambiente, essa passagem fica mais interessante.


O relógio também possui alarmes sonoros que podem ser trocados de acordo com a vontade do usuário através da entrada USB. Isso permite que outros sons sejam colocados, como por exemplo um "tic-tac" permanente.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

ARTE: As partes de um todo

O artista visual canadense Todd McLellan resolveu desconstruir os objetos que conhecemos em suas partes menores na Disassembly Series. Ele fez uma imagem organizada (quase T.O.C.) e outra como se o objeto estivesse explodindo. Uma delas é de um relógio antigo:


Tem de telefone, câmera fotográfica, máquinas de escrever e por aí vai. Legal!