quinta-feira, 19 de maio de 2011

Fazendo o tempo escorrer

No post anterior, fiquei achando que o relógio tinha um desenho de ampulheta em sua face, mas nada disso foi mencionado pelo criador da peça. Aí me dei conta de que ampulhetas são um dos mais antigos medidores de tempo.


As ampulhetas (também chamadas de "relógios de areia") são constituídas por duas âmbulas (recipientes cónicos ou cilíndricos) transparentes que se comunicam entre si por um pequeno orifício que deixa passar uma quantidade determinada de areia de uma para a outra. O tempo decorrido a passar de uma âmbula para a outra corresponde, em princípio, sempre ao mesmo período de tempo. É muito utilizada na arte para simbolizar a transitoriedade da vida. O nome vem do latim ampulla, "recipiente, frasco".

Vejam esse vídeo do designer australiano Marc Newson para a Ikepod, filmado na Basiléia, Suíça:

A loja vende essas belezas (chamadas Hourglass) feitas artesanalmente uma a uma (!) em vidro borosilicato com nanobolas de aço inoxidável (!!) disponível em 10 ou 60 minutos, pelo preço de 9500 euros (!!!). UAU!

PS.: A Wikipedia me ajudou, mas tinha um errinho de tradução devidamente corrigido por Maria da Graça.

Um comentário:

  1. Infelizmente não possuo 9500 euros, mas, com sinceridade não sei se é possível atribuir-se um valor monetário a tal obra de arte.

    ResponderExcluir