quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Visível? Sensível. Acessível!

Vocês já se perguntaram como cegos fazem para saber as horas? Você rapidamente responderá: "perguntando pra alguém, ora!", ou seja, totalmente dependentes de outros.

E então? Alguma idéia?

Bom... relógios digitais só podem ser usados por deficientes visuais caso eles tenham "áudio-leitor" e relógios analógicos precisariam ser bem maiores e não ter a proteção de vidro para que eles pudessem passar os dedos nos ponteitos e marcadores. Parece que o designer Jung Hoon Lee andou pensando sobre isso para conceitar o Rub Feel Know Watch (literalmente "Esfregue, Sinta, Saiba")



A idéia é ter ponteiros em formas circulares com relevos opostos, além de temperaturas diferentes! Assim, o ponteiro das horas é um largo círculo côncavo que gira em uma argola central a 37°C, enquanto os minutos são marcados por um ponteiro circular convexo que gira em uma argol periférica a 12°C!


Talvez ainda precise de estudos na pulseira (como colocar, como prender etc.), mas, pra mim, esse projeto merece atenção imediata! Parabéns ao designer pela iniciativa!

Um comentário:

  1. Colocar como destaque na página inicial de seu blog essa postagem do H+Min+Sec foi uma iniciativa excelente. Muitas vezes as pessoas ficam apenas na 1ª página de um blog e não olham os outros.
    No mundo atual, onde tanto se fala em INCLUSÃO, tudo que vier para facilitar o dia a dia e dar maior independência aos portadores de necessidades especiais (seja ela do tipo que for) deve receber TOTAL APOIO E AMPLA DIVULGAÇÃO.
    Que esse relógio possa ser aperfeiçoado e fabricado numa escala que torne seu custo acessível para os milhões de deficientes visuais.

    ResponderExcluir