quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Aproveitamento coletivo de energia

O Eco Clock entrou na onda da sustentabilidade. O seu homônimo se baseava no material de que era feito e esse se preocupa com o descarte das pilhas. Normalmente os mecanismos desses relógios de parede utilizam uma única pilha que até aguenta bastante, mas, antes de chegar ao fim, já impede o funcionamento normal do aparelho. E quantas vezes por ano você troca as pilhas do controle remoto ou do seu despertador? Pois é... e já existe prova de que, quando a pilha “acaba”, ela ainda tem energia suficiente para, junto com outras, trabalhar por mais algum tempo.

Esse foi o conceito do designer Bor-Ru Huang: substituir os números por slots de pilhas que utilizam a energia de forma coletiva!


Assim, esgotam-se as pilhas ao máximo! Além disso, você não precisa ter pilhas em todos os slots para fazer o relógio funcionar.


O ponto central do relógio ainda acende uma luz LED vermelha pra dizer qual a pilha que deve ser trocada!


Que boa idéia! Imagine a economia de energia mundial se todos os aparelhos que requerem pilha adotassem sistema semelhante?

Um comentário:

  1. Perfeito para esse momento de preocupação com a sustentabilidade.
    Parabéns ao designer e à Eco Clock; e que ninguém esqueça que há locais específicos para descarte de pilhas e baterias usadas.

    ResponderExcluir