terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Hora sideral

Foram necessários 10 anos de pesquisa para que a empresa suíça IWC Schaffhausen conseguisse unir duas formas de contar o tempo em um mesmo relógio. Feito somente sob encomenda, o recém-lançado Portuguese Sidérale Scafusia possui, na mesma peça, a hora solar (baseada no comprimento do dia solar médio) e a sideral (usada para a observação das estrelas, cujo ciclo é cerca de quatro minutos mais curto do que as 24 horas que conhecemos.


Isso tudo ao lado de mostradores astronômicos de grande precisão e alta complexidade apresentados no turbilhão do mostrador. No verso estão encaixadas uma carta celeste, mostrando o horizonte, as coordenadas geográficas, a hora solar, a hora sideral, o nascer e o pôr do sol, bem como um mostrador que apresenta o período diurno, noturno e do crepúsculo. Atrás do mostrador do dia, tem-se ainda um calendário perpétuo.


Não à toa o Portuguese Sidérale Scafusia é considerado o relógio mais complexo já criado pela IWC. Com 46 mm de diâmetro e 17,5 mm de altura, a peça avaliada em 750 mil francos suíços (cerca de R$1,63 milhão!), será feita apenas sob encomenda, num trabalho personalizado: o cliente poderá escolher a pulseira, o material da caixa, a cor do fundo e o céu que será ilustrado no fundo do relógio. A produção leva cerca de 12 meses para ser concluído e, portanto, só serão feitas 10 peças por ano. Durante esse período o cliente poderá acompanhar a “gestação” da peça "in loco", pelo telefone ou pela internet.
(Via IgNews Luxo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário