quinta-feira, 9 de maio de 2013

O piloto que reinventou a relojoaria

No comando do setor de pesquisa e desenvolvimento da empresa suíça Tag Heuer desde 2007, o engenheiro aeronáutico, ex-piloto de testes do Departamento de Defesa da França e ex-professor de física Guy Sémon lançou-se sobre a base da relojoaria e se tornou o responsável pela maior reviravolta da relojoaria mundial em mais de três séculos.

O piloto deixou de lado o clássico calibre com balanço espiral para desenvolver um mecanismo baseado em um conjunto de hastes vibratórias que lhe permitiu alcançar uma altíssima frequência. Assim, ganhou não só em inovação, mas em precisão e performance: a ponto de apresentar um relógio de pulso, o Mikrogirder, capaz de registrar meio milésimo de segundo (ou 5/10.000), com 7.2 milhões de batidas (tic-tacs) por hora! 250 vezes mais rápido do que o de um relógio normal!


O modelo-conceito, feito apenas sob encomenda e avaliado em cerca de R$315 mil (150 mil francos suíços), já tem interessados. A versão comercial do relógio premiado só deverá ser lançada em dois ou três anos.

Entretanto, a aura de grande revolucionário da relojoaria contemporânea não veio apenas por essa criação. Em 2007, inspirado nos motores automotivos, lançou o Monaco V4, cujo principio mecânico baseia-se em uma microcorreia texturizada para unir as engrenagens e um peso linear, semelhante aos pistões dos carros, para gerar energia.


Com o modelo Grand Carrera Pendulum, lançado em 2010, deu o primeiro passo para se livrar das espirais por meio de um mecanismo eletromagnético que gera uma espiral virtual para impulsionar o funcionamento do relógio. Em seguida veio o MikrotourbillonS, com plataforma dupla que permite ao relógio ter precisão tanto ao medir horas, minutos e segundos, quanto curtos intervalos de tempo, chegando à precisão de centésimos de segundo.



“Seria impossível desenvolver essas peças apenas com mestres relojoeiros. Enquanto eles passam anos replicando complicações (funções), eu, como engenheiro, penso sempre em formas de simplificar”, diz Sémon.
(Veja matéria completa em Luxo IG)

Um comentário:

  1. Absolutamente genial. Sinto-me uma completa alienada por nunca ter ouvido falar em Guy Sémon.
    Merece ampla divulgação.

    ResponderExcluir