segunda-feira, 11 de novembro de 2013

TODO de madeira!

Vindo de uma longa linha de marceneiros, o artesão ucraniano Valerii Danevych começou a fazer miniaturas em seus primeiros dias letivos, incluindo uma impressionante guitarra de três centímetros com cordas de cabelo humano! Com o tempo, suas habilidades melhoraram e passou a restaurar objetos de madeira, criando pequenas obras de arte.

Em 2005, sem ter qualquer formação como um relojoeiro, começou a trabalhar em relógios de pulso de madeira funcionais. Demorou um pouco para que determinasse qual o tipo de madeira seria a mais adequada para as pequenas partes necessárias, e para aprender as noções básicas de relojoaria. Trabalhando em um microscópio para conseguir as peças, em 2008, havia terminado seu primeiro relógio de bolso, cuja precisão pode variar em mais ou menos 5 minutos por dia para relógios de pulso.


Inspirado pela família Bronnikov, que durante os anos 1800 fez relógios de bolso exclusivos de todos os tipos de materiais inusitados, Danevych se propôs a criar uma coleção de incríveis relógios de madeira. A série de engrenagens de madeira dentro de seus relógios impulsionados pela mola de metal (única peça que não é de madeira) pode armazenar até 20 horas de corda. Uma de suas maiores conquistas é um pequeno relógio colar com um diâmetro de 1,3 milímetros que funciona perfeitamente e não contém um único parafuso.


Sua obra mais recente é um relógio de pulso masculino com movimento de turbilhão e indicação retrógrada que ele gastou 1800 horas de trabalho ao longo de um período de sete meses. O preço? 265 mil reais, refletindo o tempo e esforço que foi necessário para fazê-lo.


Por suas realizações surpreendentes no campo da relojoaria, Danevych foi nomeado como membro honorário da Academia de Criadores Independentes da Relojoaria.

Um comentário:

  1. Trabalho extraordinário associando a arte com a técnica. Merece ampla divulgação pois creio ser muito pouco conhecido.

    ResponderExcluir