sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

POR AÍ: Relógio da Glória


Em frente à Rua Cândido Mendes, no Rio de Janeiro, encontra-se o Relógio da Glória, um belíssimo monumento tombado pelo Patrimônio. Para embelezar o bairro da Glória, dentro de seu programa de melhoramentos da cidade, o prefeito Pereira Passos mandou retirar a balaustrada de bronze que circundava a Praça Tiradentes, no Centro do Rio, e transferi-la para a Avenida Augusto Severo. O relógio teve a finalidade de arrematar o conjunto e foi inaugurado a 15 de abril de 1905.

O monumento é formado por uma coluna de gnaisse (tipo de rocha) de 7,5 m, encimada por um relógio de quatro faces, com mostradores luminosos, que está localizado sobre um capitel retangular com meia luz e meia flor em seus centros. Sua base é quadrangular, com laterais projetadas. A coluna cilíndrica é ornada por dois cordões perolados. Na placa da base encontram-se as armas da cidade com quatro florões ao canto. A Companhia de Ferro Carril do Jardim Botânico foi quem proporcionou a iluminação do monumento.



A máquina do relógio é francesa e foi instalada pelo relojoeiro alemão Frederich Krussman. Em 1980 o relógio foi quebrado. Um relojoeiro se ofereceu a consertá-lo de graça, mas não obteve sucesso. O mecanismo foi retirado para o conserto, mas havia falta de informações técnicas sobre seu funcionamento. Vários relojoeiros tentaram consertá-lo sem sucesso. Em 1986, o reloginho foi finalmente restaurado.


E fica na rua... aí... pra todo mundo ver de graça! Mas não é pra vandalizar (como já fizeram), viu?

PS.: As fotos são de minha autoria - tirando (é óbvio) a foto antiga que peguei de um site do governo, mas não descobri o fotógrafo.

Um comentário: