segunda-feira, 25 de outubro de 2010

600 anos da Torre de Praga

Um post diferente hoje.

Milênios de história tornaram a cidade de Praga um rico centro cultural europeu que investe constantemente em sua imagem para se manter como um dos principais destinos turísticos da Europa central.

A Câmara Municipal da Cidade Velha foi fundada em 1338 agregada a uma torre gótica de setenta metros de altura a uma casa burguesa. Em 1410, no lado oriental desta, foi construído o arco de uma capela e, na fachada meridional, Mikuláš de Kadaň instalou o Orloj, um relógio astronômico. Existe uma lenda que narra como Venceslau IV deixou cego o bom Mikuláš para que nunca mais pudesse reproduzir tal maravilha. J. Hanuš reconstruiu o relógio, dando-lhe o aspecto actual.


O Orloj é um dos monumentos que mais atrai turistas a observar de perto seu curioso funcionamento, que obedece a um complicado mecanismo que data da Idade Media. Ele bate todas as horas, entre 9h e 21h, ao mesmo tempo que aparecem os doze apóstolos. Dos lados do relógio movem-se as figuras do Esqueleto, do Turco, do Avarento e do Vaidoso. Depois do desfile dos apóstolos ouve-se o canto do Galo e o relógio põe-se a bater. São indicados quatro tipos de tempo:
  1. Tempo da Europa Central (tempo antigo alemão): indicado por números romanos na berma da esfera, apontado pelo ponteiro solar.
  2. Antigo tempo boêmio: o novo dia começa com o deitar do sol. Indicado pelos números góticos dourados situados no anel exterior da esfera, gerido pelo aparelho independente.
  3. Tempo babilônico (variável): um dia demora da aurora ao deitar do sol, já que as horas do Verão demoram mais que as horas do Inverno. O Orloj é o único relógio do mundo capaz de medir esse tempo.
  4. Tempo astral: indicado pelos números romanos. Na parte inferior da fachada há o mostrador do calendário que indica o dia, sua posição na semana, mês e ano.
O grupo The Macula fez uma interessante projeção 3D na Torre Astrológica de Praga para comemorar seu aniversário de 600 anos!

Veja o GRANDE vídeo abaixo (não só na duração como no tamanho). Qualquer coisa, aperte F11 no seu teclado para tentar aumentar a visualização do seu browser. Para voltar ao normal, aperte F11 novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário