terça-feira, 3 de maio de 2011

Conta simples

Há muito tempo que não falo sobre relógios matemáticos por aqui, né? E esse foi conceitudo por Noh Ji Hun para crianças. O despertador Clockus troca o clássico dois pontos que separa as horas dos minutos pelo símbolo da soma. Você aperta um botão e a resposta aparece.


Ainda tem os sinais de subtração e multiplicação. Só imagino que 12 vezes 59 não deve ser muito fácil pra qualquer criança... ou adulto! (by the way, a resposta é 708)

3 comentários:

  1. Realmente: em vários casos a criança terá que ser um gênio da matemática.
    Mas há outra coisa que me preocupa. Sei que a procura é bem grande por relógios digitais, entretanto isso está criando uma situação sui generis: a garotada (e nisso eu incluo adolescentes) não sabem ler relógios analógicos. Em alguns casos, com o relógio pendurado na parede da sala de aula eles perguntam que horas são, e não é por não ter olhado o relógio.
    Será esse o início do fim dos relógios com ponteirinhos?

    ResponderExcluir
  2. perceba nas tags do blog a maior incidência de relógios analógicos.

    me parece que para o designer/inventor/criador a leitura analógica do tempo é mais rica. existem aqueles que usam a tecnologia digital para simular o analógico.

    para quem não sabe ler, talvez falte alfabetizar.

    ResponderExcluir
  3. Três observações:
    1. Você tem toda razão. Olhando postagens anteriores existem mais relógios analógicos do que digitais (alguns deles estão, inclusive, nos meus sonhos de consumo).
    2. Isso não invalida a triste realidade de que a garotada, pelo menos no Brasil, tem dificuldades com a leitura de relógios analógicos.
    3. O mais triste: tenho que concordar que a alfabetização no país é uma calamidade e o ensino da matemática fundamental é uma tragédia. Isso explica porque ficamos atrás de países muito pobres quando se faz testagem mundial sobre domínio da linguagem matemática.

    ResponderExcluir