segunda-feira, 13 de junho de 2011

ARTE: 24 horas!

A Bienal de Arte de Veneza é uma das mais importantes e mais antigas mostras de arte contemporânea do mundo. Em sua 54ª edição, o artista americano Christian Marclay exibiu seu filme The Clock, uma colagem de cenas com relógios de todos os tipos marcando as horas ou personagens se referindo a elas. É uma sequência cronológica exibida em sintonia com o tempo real: quando o relógio marca 10h48 na tela, são 10h48 no relógio do espectador.


Assistam aqui cinco minutos da obra:


Exibida em 2010 em Londres e Nova York, onde provocou filas de madrugada numa galeria, ela também está no Los Angeles County Museum of Art, que a adquiriu. A obra, disponível no horário de visitação da bienal, teve uma exibição especial de 24 horas por cinco dias e deu a Marclay o Leão de Ouro de Melhor Artista e vem sendo tratado como uma das obras-primas deste século. A bienal vai até novembro.

Vi essa obra de arte citada no Segundo Caderno do jornal O Globo de domingo e fiquei impressionado. É um monumento da era do YouTube mash-up, um trabalho que toma a estética e as possibilidades de nosso mundo digital e os eleva a um nível superior de experiência, à criação de pensamento crítico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário